Saia da gangorra!

Aline Provenzano Cardim

Deus tem me ensinado muito sobre EQUILÍBRIO! Como é difícil manter um equilíbrio saudável em quase tudo na nossa vida. Temos a péssima tendência de sempre ir para extremos: comemos demais ou paramos de comer; trabalhamos demais – dando a isso uma importância errada em nosso coração – ou nos acomodamos em uma atitude preguiçosa; nós nos sentimos desqualificadas no trabalho do Senhor por causa do pecado ou vivemos de forma inconsequente, abusando da graça de Deus.

Uma mulher equilibrada é aquela que não age por impulso, não é vacilante nem indecisa. É aquela que não desmorona quando está sob pressão, não desiste, não manipula nem arranja desculpas, mas continua caminhando ao lado de Cristo até o fim. É aquela que busca nEle a força para resolver os problemas e, acima de tudo, ama o Senhor Jesus em primeiro lugar.

Achar o equilíbrio que honra a Deus não é uma tarefa fácil. Por isso, aqui está um guia para que você possa olhar para o que a Bíblia diz e meditar sobre o assunto ao longo de cinco dias. É apenas um começo, e a minha sugestão é que você se aprofunde no seu estudo da Palavra de Deus.

Como desenvolver o equilíbrio em meio às circunstâncias da vida
Leia em sua Bíblia todos os textos indicados e medite neles com o auxílio das perguntas.

Dia 1: Hebreus 10.23-25, Números 23.19 e Sofonias 3.5
˜ De acordo com esses versículos, em quais aspectos Deus é diferente dos homens? Como você se sente diante desse fato? Ore agradecendo a Deus por quem Ele é!
˜ Em Hb 10.23-25 estão listadas algumas coisas que podemos fazer para que não vacilemos em nossa fé. Quais são elas? Quais são os resultados que essas ações produzem em sua vida?

Dia 2: Jeremias 17.5-8 e Isaías 40.8
˜ O que significa “ter a sua esperança no Senhor”? Você confia em Deus mesmo quando tudo parece dar errado? Ou você faz uma tentativa de agir conforme a sua sabedoria, dando o seu “jeitinho” para resolver a situação?
˜ Analise o versículo 8 e compare com a sua vida:
* Suas raízes se estendem para o rio?
* Você tem estado próximo do Senhor, buscando se alimentar da Palavra dEle? De que forma isso acontece na prática?
* Como você lida com o calor ou o ano de sequidão (provações, tentações)? Você continua dando frutos? Ou, simplesmente, você passa a murmurar e sentir pena de si mesma?
˜ “…A Palavra de nosso Deus permanece para sempre”. Essa simples verdade deveria nos levar a adorar e agradecer a Deus de todo o coração por muitos motivos. Quais são eles? Procure versículos com promessas de Deus, que Ele já está cumprindo em sua vida.

Dia 3: 1Timóteo 6.3-12 e Provérbios 28.14
˜ Paulo nos orienta a fugir de diversas coisas. Quais são elas?
˜ O que devemos seguir, de acordo com o verso 11? A palavra “constância” (ARA) traz a ideia de alguém que não se desvia dos seus objetivos de vida e da sua lealdade a Deus mesmo diante de situações adversas. Como você reage às provações?
˜ De acordo com Provérbios 28.14, devemos ser constantes em quê? O que significa o “temor do Senhor”? Qual o resultado para quem endurece o coração? Pense em um exemplo em que isso aconteceu na sua vida, ou na de alguém que você conhece. Lembre-se: não podemos afirmar que tememos a Deus se, ao mesmo tempo, desprezamos aquilo que Ele nos ensina em Sua Palavra!

Dia 4: 1Timóteo 3.11; Lucas 16.10
Esse texto descreve quatro características que as mulheres devem ter (ARA):
1- Respeitáveis: elas devem ser notadas por seu caráter fiel a Deus. Sua vida é um louvor a Deus? Sua devoção é evidente em suas palavras e atitudes?
2- Não maldizentes: você gosta de participar de uma fofoca? Gosta de fazer um comentário maldoso e injusto? Como você reage quando surge a tentação de falar maliciosamente sobre outros? Como você reage quando descobre que foi alvo de um comentário maldoso?
3- Temperantes: essa palavra vai além de um apelo para evitar excessos alcoólicos. Ela é também um alerta para sermos comedidas em todos os aspectos, inclusive nossas emoções, cultivando uma atitude calma e sóbria. É ter domínio próprio. Quais são as situações em que você encontra dificuldade em desenvolver domínio próprio?
4- Fiéis em tudo: a mulher deve ser totalmente confiável e desempenhar o seu papel com fidelidade. Leia Lucas 16.10. Qual é o princípio contido nesse versículo? Como você pode aplicá-lo na sua vida?

Dia 5: Filipenses 4.5-7 e 2Timóteo 1.7
˜ Em Filipenses 4.5, vemos que a nossa moderação deve ser conhecida por todos, lembrando que o Senhor está perto de nós, e nos versículos 6 e 7 temos as instruções para lidar com a nossa ansiedade. Quais são?
˜ O que está impedindo você hoje de ter uma vida equilibrada? Em qual área é mais difícil manter esse equilíbrio? Lembre-se: essa capacitação vem de Deus, mas você é responsável por agir em obediência aos princípios bíblicos!

A principal marca de uma mulher estável é que ela foi testada e aprovada em várias áreas de sua vida e de sua fé. Não existem atalhos nesse processo. Nós crescemos através da maneira como lidamos com provações, problemas, frustrações e decepções. As circunstâncias em nossa vida devem nos aproximar mais de Deus e nos conformar mais à imagem de Cristo. Que possamos nos tornar mulheres equilibradas, com emoções que não vacilam de acordo com as circunstâncias, mulheres que vivem diariamente na dependência de Deus.


Aline Provenzano Cardim foi aluna do Curso de Liderança e Discipulado(CLD) da Organização Palavra da Vida. É fisioterapeuta, formada pela Universidade Federal de São Carlos.


Artigo publicado originalmente em Jovem Crente. Material republicado com autorização.