Michael Emlet. Conversa Cruzada: onde a vida e a Escritura se encontram

Resenha por Biblical Counseling Coalition

Conversa Cruzada de Michael Emlet oferece uma das abordagens mais consistentes até o momento para relacionar a narrativa das Escrituras com a história de vida de uma pessoa no processo de aconselhamento bíblico. Sua abordagem centrada em Cristo, abrangente e compassiva, prepara os leitores de maneira eficaz e prática para o ministério pessoal da Palavra.

Os editores brasileiros promovem Conversa Cruzada com a frase: “Este livro pode ajudá-lo a ler a Bíblia e a ‘ler’ as pessoas de maneira a promover o uso da Escritura centrado no evangelho e pessoalmente relevante na ministração a outros”. Por muito tempo, alguns segmentos do ministério pastoral e do aconselhamento bíblico praticaram a ideia de que existe um método simplista de um versículo e uma solução para cada problema de que se apresenta no aconselhamento bíblico.

A experiência de Michael Emlet como médico e professor de seminário o equipou maravilhosamente para ensinar uma abordagem consistente para transformar vidas com a verdade imutável de Cristo. Em Conversa Cruzada, ele investiga a interseção da verdade bíblica com a vida, examinando como entendemos as pessoas biblicamente e como usamos a Bíblia no aconselhamento bíblico. 

Falar a verdade em amor
Temos muitos livros sobre como interpretar a Bíblia, mas poucos abordam o tópico de como relacionar a verdade à vida, conectando as Escrituras às lutas pessoais. Alguns, se o fazem, concentram-se no ministério da Palavra no púlpito –a pregação e o ensino – e não no ministério pessoal da Palavra que acontece no aconselhamento bíblico, bem como na troca de conselhos na amizade e mutualidade cristã.

Michael Emlet nos ensina a olhar as experiências de vida por meio de lentes bíblicas. Seu foco está na pessoa e no texto bíblico, em como ler a Bíblia e como “ler” as pessoas biblicamente. Poderíamos dizer que ele entende que os cristãos funcionam de maneira “híbrida” com base na verdade e no amor. Conversa Cruzada promove um uso centrado no evangelho e pessoalmente relevante das Escrituras no ministério pessoal. “Ele descreve uma maneira de usar as Escrituras para ajudar as pessoas a crescerem mais plenamente no amor a Deus e aos outros em meio às complexidades enfrentadas por elas na vida diária.” (p. 4).

Considerar a história de sofrimento e também de pecado
Conversa Cruzada confronta um segundo erro muito frequente no ministério bíblico atual – lidar com o pecado, mas minimizar as questões do sofrimento causado pelo pecado. Historicamente, a igreja sempre ajudou pessoas endurecidas (pecadoras) e também pessoas feridas (sofredoras). O cuidado da alma, por meio do encorajamento, sempre levou a esperança de Deus às pessoas que sofrem enquanto, por meio da  exortação, sempre levou a graça de Cristo nos momentos em que o pecado as assedia. Michael Emlet, sabiamente, dá continuidade a essa prática bíblica e histórica do aconselhamento bíblico centrado em Cristo, abrangente e compassivo. Ele conecta a Bíblia à vida, a todos os aspectos da vida e em toda a sua complexidade. Para tanto, seu foco está na “história”, ou seja, a história das Escrituras e as histórias de vida das pessoas. Conversa Cruzada equipa os leitores para fazer conexões significativas entre ambas. 

Conectar a Bíblia à vida
Embora enfatize a conexão entre a Verdade e a vida, Michael Emlet recusa-se a tornar o processo simplista. Ele começa por explicar a natureza da Bíblia,  o que ela não é e o que ela é. Ele resume corretamente a Bíblia como uma narrativa da história da Criação, Queda e Redenção com um foco centrado em Cristo de ajudar as pessoas a se tornarem semelhantes a Cristo.

Com esse entendimento básico estabelecido, Emlet começa a traçar implicações para a leitura e o uso da Bíblia. Em vez de imaginar que o ministério pessoal envolve encontrar o “texto bíblico certo” para o “problema certo” para a “pessoa certa”, o ministério verdadeiramente bíblico pensa teologicamente, relacionando os três pontos.

  • Criação: quem somos? O que nos move? (Pessoas)
  • Queda: O que há de errado? Por que o mundo está tão confuso? (Problemas)
  • Redenção: Qual é a saída? Como as pessoas mudam? (Soluções)

O aconselhamento bíblico é mais do que procurar um versículo para cada problema. É mais do que procurar categorias teológicas para relacioná-las às questões da vida. É explorar como uma história de vida cruza-se com a história Cristo da Criação–Queda–Redenção, sempre com o foco em Cristo, para que a pessoa responda ao sofrimento e ao pecado de tal forma que Cristo seja glorificado à medida que ela se torna mais parecida com Cristo.

Conectando as histórias
No aconselhamento bíblico simplista, conectamos os pontos. Conectamos um problema a uma passagem ou princípio. No aconselhamento bíblico consistente, rico e relacional, conectamos as histórias. Conectamos uma pessoa e sua história de vida de sofrimento e pecado à história redentora da graça de Deus.

O livro nos dá alguns princípios gerais para aplicar sua abordagem ao ministério pessoal. Ele também oferece perguntas perspicazes dirigidas aos santos, sofredores e pecadores, e às Escrituras, que servem como base para relacionar a verdade com a vida.

Conversa Cruzada também traz as histórias de Tom e de Natalie. Michael Emlet ensina os leitores a ler a pessoa e conectá-la às narrativa do Antigo e do Novo Testamentos.

“Lemos” sua história procurando marcas de graça. Quando a pessoa tem vivido fiel à sua identidade de filho de Deus? “Lemos” a história de um sofredor, ponderando quais circunstâncias afetam suas lutas. Também “lemos” a história do pecador, investigando quais desejos, pensamentos, emoções  e ações estão desalinhados com os valores bíblicos e, portanto, competem com a história bíblica. Aqui, Michael Emlet modela uma abordagem totalmente abrangente de aconselhamento.

Talvez os capítulos mais úteis e práticos sejam aqueles em que Michael Emlet demonstra como usar uma passagem do Antigo e do Novo Testamentos com Tom e Natalie. Os diálogos de aplicação das narrativas das Escrituras às narrativas da vida valem a aquisição e leitura do livro. O destaque é que uma vez que entendemos a grande narrativa bíblica e a narrativa de vida da pessoa, há uma série de passagens bíblicas que se cruzam e são potencialmente aplicáveis. O livro oferece amostras para aguçar nosso apetite e modelar como isso acontece na “vida real”.

Embora o propósito do Comversa Cruzada não seja enfocar o “elemento relacional” no aconselhamento bíblico, visto que um só livro pode cobrir tudo, a abordagem de Michael Emlet é claramente relacional. Ele enfatiza que o relacionamento contínuo é o contexto para o ministério pessoal e que várias conversas ao longo do tempo fornecem uma estrutura natural para relacionar a história bíblica à história de vida de uma pessoa. O crescimento acontece na contexto relacional.

Um divisor de águas
Conversa Cruzada é um desses livros que têm o potencial de ajudar a mover o movimento de aconselhamento bíblico para a geração seguinte. Ele incorpora de forma dinâmica e rara a Verdade e a vida, tendo como contexto as narrativas da Bíblia e a vida real. Todos os interessados ​​em entender onde a vida e as Escrituras se encontram devem ler e aplicar Conversa Cruzada.


SUMÁRIO

CAPÍTULO 1  | Conectando a Bíblia à vida
CAPÍTULO 2  | O que a Bíblia não é (primariamente)
CAPÍTULO 3  | O que a Bíblia é
CAPÍTULO 4  | Implicações para a leitura e o uso da Bíblia
CAPÍTULO 5  | Qual é a sua história?
CAPÍTULO 6  | Conectando as histórias
CAPÍTULO 7  | Um exame em profundidade no modelo
CAPÍTULO 8  | apresentando Tom e Natalie
CAPÍTULO 9  | Tom, Natalie e o Antigo Testamento
CAPÍTULO 10 | Tom, Natalie e o Novo Testamento
CAPÍTULO 11 | As cataratas do Niágara ou um copo de água fresca em nome de jesus?
APÊNDICE 1 | Resumo das perguntas do capítulo 7
APÊNDICE 2 | Recursos recomendados


Você encontra o livro na Amazon, nos formatos impresso e e-book

FICHA TÉCNICA

AUTOR: Michael Emlet  atuou como médico de família por 12 anos antes de ingressar na CCEF como conselheiro e membro do corpo docente. Além da sua formação como médico na Universidade da Pensilvânia, ele se formou no Westminster Theological Seminary.

TÍTULO: Conversa cruzada: onde a vida e as Escrituras se encontram
TÍTULO ORIGINAL: Crosstalk: where life and Scripture meet
EDITORA: Cultura Cristã
NÚMERO DE PÁGINAS: 192
DATA DE PUBLICAÇÃO: 2019


Original: CrossTalk Review: Relating Truth to Life

Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition
Tradução e adaptação para a edição brasileira: Conexão Conselho Bíblico
Usado com permissão.