Aconselhamento bíblico e a Grande Comissão

Aaron Birk

Tenho o privilégio de servir missionários por meio do ministério de aconselhamento bíblico. Vários de nossos parceiros globais na expansão do evangelho estão buscando o aconselhamento bíblico porque reconhecem que o Espírito Santo usa o ministério pessoal da Palavra no cumprimento da missão dada por Cristo de edificar Sua igreja e fazer discípulos (Mt 28.18–20). Para aqueles ministérios que estão considerando o aconselhamento bíblico ou estão em busca de treinamento adicional em aconselhamento bíblico, encorajo-os a considerar três razões pelas quais o aconselhamento bíblico é importante para a Grande Comissão.

O preparo dos missionários para o campo
Antes de ir para um novo contexto e se familiarizar com uma nova cultura, os missionários que se preparam para ministrar aos que sofrem em seus pecados ou provações de vários tipos também precisam crescer um sabedoria para ministrar a Palavra de Deus em seu contexto nativo, em seu idioma e cultura. Às vezes, no preparo de missionários, damos mais atenção à escola de idiomas e outras habilidades ministeriais do que às disciplinas espirituais e ao ministério pessoal da Palavra. Costumamos dizer também que o melhor conselheiro é um bom aconselhado. Em outras palavras, à medida que aconselhamos nosso próprio coração, estamos mais bem equipados para ministrar aos outros (Pv 4.23; Gl 6.1).

Aqueles que se preparam para serem enviados por causa do Evangelho devem receber um apoio integral, pois isso é agradável a Deus (3Jo 1.6–8). As igrejas locais devem apoiá-los não apenas financeiramente e provendo treinamento no novo idioma, mas também promover o crescimento pessoal e espiritual do missionário que será enviado ao campo (Ef 4.11–15; Mt 9.37–38; Atos 13:3). O aconselhamento bíblico é um dos meios que Deus propõe para apresentar todo homem completo em Cristo e, portanto, para que os missionários enviados sejam discípulos de Cristo maduros e bem equipados (Cl 1.28, 29).

O missionário que está sendo enviado pela sua igreja foi bem treinado para lutar contra a tentação na própria vida? Considere especificamente como o casamento e a criação de filhos são duas áreas comuns de atrito no campo missionário e como o aconselhamento bíblico é adequado e benéfico para lidar com ambas. Ele é competente para discipular e aconselhar outros sobre as questões que provavelmente encontrará no campo missionário, lembrando que a Palavra de Deus se dirige às lutas comuns a todo homem (1Co 10.13; 1Tm 5.14; Rm 15.14)?

O cuidado dos missionários
O aconselhamento bíblico não é apenas benéfico no preparo de missionários maduros para serem enviados ao campo, mas também é importante para o cuidado contínuo desses missionários. Timóteo é um exemplo de enviado que se manteve fiel, e as cartas de Paulo ilustram a importância do conselho e encorajamento contínuos para que aqueles que são enviados para servir a Cristo perseverem. Por outro lado, exemplos como o de Demas nos advertem para o fato de que nem todos os que são enviados como cooperadores do Evangelho continuam fiéis e não abandonam o campo (Fp 1.24; Cl 4.14; 2Tm 4.10).  

Entre os missionários, algumas das causas mais comuns para o retorno do campo estão relacionadas a problemas pessoais de pecado, problemas conjugais e desafios na criação dos filhos. Se sua igreja puder oferecer aconselhamento para os missionários, ela poderá aprofundar o relacionamento com eles, saber como orar por eles no campo missionário, levando em conta as tentações específicas que enfrentam, e garantir a qualidade do cuidado que recebem. Sua igreja não estará entre aquelas que terceirizam o cuidado do missionário. Ela estará mais bem equipada para acompanhar a vida do seu missionário.

O amadurecimento e fortalecimento da igreja local
O treinamento em aconselhamento bíblico é uma ótima maneira de as igrejas locais, e não só os missionários, amadurecerem e se fortalecerem em Cristo. Quando Paulo convocou os presbíteros da igreja de Éfeso, ele os lembrou de seu ministério entre eles: “Não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa” (Atos 20.20). O preparo para o aconselhamento bíblico é algo que os líderes podem proporcionar ensinando publicamente na igreja para equipar e treinar os membros em áreas específicas para a santificação pessoal. Ao lado disso, o aconselhamento pode ocorrer de forma pessoal sempre que necessário. O ministério da Palavra, público e pessoal, é vital para o amadurecimento dos crentes em Cristo.

Frequentemente, na Grande Comissão, a ênfase está no evangelismo, mas faremos bem em lembrar a importância do ministério que busca fortalecer os crentes em sua fé. Paulo voltou para visitar os crentes das igrejas onde o evangelho havia sido pregado para “ver como estavam indo” e viajou especificamente para fortalecê-los (At 15.36, 41). O aconselhamento bíblico é um meio de cumprir a Grande Comissão fortalecendo missionários e igrejas locais para ensinar os crentes a obedecer e aplicar a Palavra de Deus a todas as áreas da vida, pois “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3.16, 17).


Aaron Birk é o pastor de Global Missions – o ministério de missões da Faith Church, em Lafayette, Indiana – no qual supervisiona estudantes internacionais, missionários e viagens missionárias de curto prazo. Ele também atua no pastoreio da igreja Faith West, e é um conselheiro bíblico certificado pela Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).


Original: Biblical Counseling and the Mission
Publicado em Counseling with Confidence and Compassion – Faith Biblical Counseling
Tradução: Carla Silva
Revisão e adaptação: Conexão Conselho Bíblico