Robert Jones. Ira: acalme o seu coração

Ira: acalme o seu coração reúne 31 devocionais nas quais Robert Jones nos ensina de onde vem a ira, como levá-la a Deus e lidar com os desejos que a causam, e como reagir de maneira bíblica às situações que nos provocam à ira. Cada devocional contém também perguntas de reflexão e passos de ação práticos que ajudam a planejar os comportamentos que podem substituir a ira.

Nada melhor do que ouvir do próprio autor sobre sua obra.

Por que escrevi  Ira: acalme seu coração[1]

Escrevi o livro devocional Ira: acalme o seu coração para ajudar três tipos de pessoas.

Em primeiro lugar, escrevi para ajudar o cristão comum que deseja refletir sobre o que Deus diz em Sua Palavra sobre um problema muito corriqueiro que todos enfrentamos. A ira assume muitas formas: frieza, desprezo, frustração, aborrecimento, raiva, ressentimento, entre outras. Seja como for que a chamemos, todos nós a experimentamos e todos nós a expressamos ou, talvez, prefiramos ocultar.

Este livro devocional oferece aos crentes um breve recurso que exalta a Cristo e tem o propósito de ajudá-los. É algo menor do que um livro-texto, mas substancial o suficiente para aplicar o evangelho de maneira significativa, sem rodeios. Cada uma das 31 devocionais diárias de duas páginas cada trata de um tópico específico relacionado à ira com um versículo bíblico-chave ou um conjunto de versículos que explico, ilustro e aplico. Os dias estão divididos em cinco categorias: Ajudas fundamentais (dias 1–6), Ira justa (dias 7–11), Dirigindo-se ao coração (dias 12–18), Comportamento irritado e substituições divinas (dias 19–27) e Irado consigo mesmo, contra Deus e os filhos (dias 28–31). Cada devocional termina com perguntas para reflexão e etapas de ação para promover a aplicação do conteúdo bíblico.

Em segundo lugar, escrevi Ira: acalme o seu coração para oferecer uma ferramenta de ministério acessível para aqueles que estão ansiosos para ajudar as pessoas que mencionei acima. Eu tinha em mente leitores interessados no aconselhamento bíblico como você: líderes de pequenos grupos, conselheiros bíblico, pastores, mentores, líderes espirituais, entre outros. Como pastor e conselheiro por mais de 35 anos, aprecio materiais biblicamente consistentes e orientados a aplicações para poder dar a amigos, usar como tarefa prática para aqueles que aconselho ou discípulo, ou usar em pequenos grupos. Suspeito que você compartilhe minha ânsia por esse tipo de material e meus objetivos quanto ao uso.

Em terceiro lugar, escrevi este devocional, em certo sentido, para mim. Deixe-me explicar. Meu projeto de doutorado no Westminster Seminary em 1996, “Uma estratégia bíblica para ministrar a pessoas iradas”, envolvia pesquisa bíblico-teológica juntamente com a leitura de livros escritos por conselheiros bíblicos, conselheiros cristãos integracionistas e conselheiros seculares. No entanto, o foco, conforme declarado no título, era equipar outros para ministrar a pessoas iradas.

Uma década mais tarde, continuando a pastorear e aconselhar dezenas de homens e mulheres irados, vi a necessidade de um livro que todos pudessem ler. Foi então que “revisitei”, revisei e expandi meu projeto de doutorado para escrever Ira: arrancando o mal pela raiz (Nutra Publicações). Este continua a ser meu livro mais completo e sistemático sobre a ira.

No entanto, agora – passada mais uma década – senti a necessidade crescente de lidar com a ira de maneira mais devocional. Este novo livro não é uma revisão, um resumo nem um substituto para Ira: arrancando o mal pela raiz. Embora parte do material relacione-se de alguma forma ao livro anterior, muito dele é mais recente e reflete o que Deus tem me ensinado nos últimos anos. Ele é um novo livro em um novo formato.

Por que o formato devocional? Como explica minha introdução ao livro: “Gostei de voltar àquilo que a Palavra de Deus ensina e adaptar Suas verdades a essas reflexões devocionais. Essas meditações bíblicas desafiaram e renovaram minha própria alma enquanto eu também luto contra esse problema tão comum”. Eu queria me forçar a fazer algo como incisões a laser em meu próprio coração e então oferecer a você e a mim injeções potentes de ajuda do evangelho e aplicações práticas diárias.

Minha oração é que, seja qual for a categoria que se encaixa em você, você veja em Ira: acalme o seu coração um recurso de crescimento cristão para sua vida e ministério.


[1] Traduzido e adaptado de Why I Wrote Anger: Calming Your Heart. Usado com permissão da Biblical Counseling Coalition.


FICHA TÉCNICA
Autor:  Robert Jones é professor de aconselhamento bíblico no The Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, KY. Ele também atua como professor visitante em vários seminários nos Estados Unidos e no Brasil. É formado pela Trinity Evangelical Divinity School (M.Div.),  pelo Westminster Theological Seminary (D.Min.) e University of South Africa (D.Theol.). É membro da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC), conselheiro certificado pelo Peacemaker Ministries e autor de vários livros já traduzidos para o português..

TítuloIra: acalme o seu coração
Título originalAnger: calming your heart
Editora: Editora Peregrino
Número de páginas: 96
Data de publicação: 2019