Blog

Wayne Mack. Prostrado: uma abordagem bíblica da depressão e da solidão

Resenha por Pat Berg Em seu livro, Prostrado: uma abordagem bíblica da depressão e da solidão, Wayne Mack oferece conselhos práticos e realistas que revelam seus muitos anos de experiência em dar conselhos inteiramente bíblicos. Considerando o assunto em questão, ele ressalta que este livro não é apenas para aqueles que sofrem de depressão, mas … Continuar lendo Wayne Mack. Prostrado: uma abordagem bíblica da depressão e da solidão

John Street. Paixões do Coração: aconselhamento bíblico para lidar com pecados sexuais

Resenha por Kyle Swanson Em meus anos de estudo do aconselhamento bíblico, descobri que os melhores livros são aqueles com uma abordagem imensamente prática. Um livro de aconselhamento bíblico deve se caracterizar por estar saturado de textos bíblicos bem interpretados e por uma abordagem prática do assunto em questão. Não é nenhuma surpresa que John … Continuar lendo John Street. Paixões do Coração: aconselhamento bíblico para lidar com pecados sexuais

Perdoar de coração

Robert Kagels Na nossa cultura, a palavra coração é geralmente associada às nossas  emoções. Biblicamente, o termo é muito mais rico. Em seu livro Ídolos do Coração, Elyse Fitzpatrick mostra que o coração consiste na nossa mente (pensamentos, crenças, entendimento, memórias, julgamentos, consciência e discernimento), afeições (anseios, desejos, sentimentos) e vontade (a parte de nós … Continuar lendo Perdoar de coração

Conflitos interpessoais

Uma coleção de recursos para a vida cristã e o aconselhamento bíblico. TEXTOS BÍBLICOS Textos bíblicos em formato de esboço LIVROS NOTA: O fato de recomendamos determinado livro não significa que endossamos toda a obra de seu autor. ● Princípios bíblicos e aplicações gerais BAKER, Ernie. Estou em conflito. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p. Links … Continuar lendo Conflitos interpessoais

Pamela Gannon e Beverly Moore. Marcas do passado

Resenha por Theresa Egger Neste mundo afligido pela corrupção da queda, o abuso sexual é uma triste realidade. Pamela Gannon e Beverly Moore escreveram Marcas do Passado para ensinar mulheres a lidar com o abuso sexual na infância. Neste livro elas oferecem verdades bíblicas aplicáveis à vida diária e que apontam para uma restauração que … Continuar lendo Pamela Gannon e Beverly Moore. Marcas do passado

Como aconselhar um amigo que precisa de ajuda

Garrett Higbee Envolvido há mais de trinta anos no aconselhamento, passei a ver que os amigos firmes na fé cristã têm um valor inestimável quando se faz necessária uma ajuda sábia. É por isso que, frequentemente, peço aos aconselhados que convidem um amigo para estar junto no processo de aconselhamento. Mais importante, a Bíblia deixa … Continuar lendo Como aconselhar um amigo que precisa de ajuda

Lou Priolo. Adolescência

No prefácio de Adolescência: crescendo em sabedoria, estatura e graça (diante de Deus e dos homens), Jayro Cáceres escreve: De maneira geral, quando se pensa em adolescência, constrói-se a imagem de um período turbulento da vida de um filho, no qual questionamentos infindáveis são esperados, assim como os desafios aos que estão em posição de … Continuar lendo Lou Priolo. Adolescência

Dissecando o coração da automutilação

Julie Ganschow Rebeca, uma adolescente de 15 anos de idade, usava boné, uma blusa de mangas compridas e jeans quando chegou para nosso primeiro encontro de aconselhamento. Não é um traje incomum para uma adolescente, exceto o fato de que era uma tarde quente de verão e a temperatura lá fora beirava os 40 graus. … Continuar lendo Dissecando o coração da automutilação

Lou Priolo. Pressuposições do aconselhamento bíblico

Pressuposições do Aconselhamento Bíblico é um livro pequeno, mas que surpreende em seu conteúdo e utilidade para quem deseja praticar um aconselhamento verdadeiramente bíblico, tanto no contexto formal do pastorado quanto na informalidade de amigos cristãos que aconselham uns aos outros. Davi Cáceres escreve no prefácio à edição brasileira: Quando vamos aconselhar ou discipular alguém, … Continuar lendo Lou Priolo. Pressuposições do aconselhamento bíblico

O  evangelho deve guiar nosso uso da tecnologia

Kevin Carson Charles Dickens escreveu sobre os desafios do final do século 18: “Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, foi a estação das Trevas, … Continuar lendo O  evangelho deve guiar nosso uso da tecnologia

Mulher cristã solteira

Uma coleção de recursos para a vida cristã e o aconselhamento bíblico. LIVROS NOTA: O fato de recomendamos determinado livro não significa que endossamos toda a obra de seu autor. ● Princípios bíblicos e aplicações gerais CLARK, Jayne. Solteiro e solitário: encontrando a intimidade que você anseia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. Links para … Continuar lendo Mulher cristã solteira

Automutilação

Uma coleção de recursos para a vida cristã e o aconselhamento bíblico. LIVROS NOTA: O fato de recomendamos determinado livro não significa que endossamos toda a obra de seu autor. ● Princípios bíblicos e aplicações BAKER, Amy. Alívio sem automutilação: levando seus pensamentos negativos a Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2021. 25 p. Links … Continuar lendo Automutilação

Internet e redes sociais

Uma coleção de recursos para a vida cristã e o aconselhamento bíblico. TEXTOS BÍBLICOS TEXTOS BÍBLICOS EM FORMATO DE ESBOÇO LIVROS NOTA: O fato de recomendamos determinado livro não significa que endossamos toda a obra de seu autor. ●Princípios bíblicos e aplicações CHALLIES, Tim. Faça mais e melhor: um guia prático para a produtividade. São José … Continuar lendo Internet e redes sociais

3 passos  essenciais QUANDO for pedir conselhos sobre uma decisão

Kevin Carson [Este é o segundo de dois textos sobre como proceder no momento de tomar uma decisão. O primeiro texto tratou de três compromissos essenciais ANTES de pedir conselho. Este texto mostra três passos essenciais QUANDO for pedir conselhos.] Conforme escrevi no post anterior, a maioria dos pastores e conselheiros bíblicos recebe regularmente pedidos de … Continuar lendo 3 passos  essenciais QUANDO for pedir conselhos sobre uma decisão

3 compromissos essenciais ANTES de pedir conselhos sobre uma decisão

Kevin Carson [Este é o primeiro de dois textos sobre como proceder no momento de tomar uma decisão. Este trata de três compromissos essenciais ANTES de pedir conselho. O segundo texto mostrará três passos essenciais para  QUANDO for pedir conselhos.] Atuando como pastor e conselheiro bíblico por muitos anos, frequentemente as pessoas me pedem conselhos. … Continuar lendo 3 compromissos essenciais ANTES de pedir conselhos sobre uma decisão

Como iniciar o primeiro encontro com o aconselhado

Paul Tautges É comum as pessoas perguntarem como começar o primeiro encontro de aconselhamento tanto no contexto formal quanto informal. Se puder ajudá-lo, aqui está o que faço. Direcionar o aconselhado a Deus, o Conselheiro.Inicio o encontro expressando meu agrado à pessoa por ela mostrar o desejo de buscar a ajuda de Deus na luta … Continuar lendo Como iniciar o primeiro encontro com o aconselhado

Deus falou comigo

Paula Higuchi Em meu ministério de aconselhamento, os aconselhados compartilham frequentemente experiências pessoais e alguns me contam que Deus falou com eles especificamente, além do que a Bíblia revela. Essas experiências os levam a presumir qual seja a vontade de Deus com base em uma impressão que eles acreditam tenha vindo de Deus. Isso pode … Continuar lendo Deus falou comigo

Como ajudar seu aconselhado que tem dificuldade para ler

Lee Morrison Depois de aconselhar por quase uma década, conheci um grupo distinto de pessoas. Para ser sincero, fico animado ao conhecer pessoas que são bem diferentes de mim. Deus expressa sua imensa criatividade no fazer tantas combinações diferentes de personalidade e habilidades. Essas diferenças ajudaram-me a ser flexível e incentivaram-me a ser um bom … Continuar lendo Como ajudar seu aconselhado que tem dificuldade para ler

Como reatar uma amizade após um conflito

Caroline Newheiser Eu quase destruí o relacionamento com uma aconselhada. Quero compartilhar as lições que aprendi com meu erro e também um testemunho da graça de Deus que trouxe a reconciliação. Todos nós valorizamos as amizades que se desenvolvem no contexto do aconselhamento. Assim como acontece com qualquer amizade cristã profunda, elas se baseiam no … Continuar lendo Como reatar uma amizade após um conflito

Fale comigo, não me envie mensagens de texto

Jim Newheiser Certa vez, ouvi Sam Crabtree, autor de um dos meus livros favoritos Elogios que Edificam, dizer que havia pensado em escrever logo em seguida um volume intitulado "Confrontação que edifica". Entretanto, se assim fizesse, ele disse que seria um livro muito mais longo, pois percebeu que corrigir as pessoas pode ser complicado. Jesus … Continuar lendo Fale comigo, não me envie mensagens de texto

O evangelho e o coração controlador

Lee Lewis O orgulho no coração humano anseia por controle, e são muitas as expressões desse controle. Em sua essência, o coração controlador diz: "Eu sei melhor do que Deus". Os cristãos passam muito tempo procurando maneiras novas e engenhosas de lidar com esse problema enquanto o evangelho lida perfeitamente com o assunto. Vamos examinar … Continuar lendo O evangelho e o coração controlador

Por que não podemos simplesmente nos dar bem?

Jason Ho Se vivêssemos num mundo perfeito, estaríamos todos na mesma página, todos concordaríamos em tudo e todos nós nos daríamos sempre bem! Entretanto, se os acontecimentos atuais têm alguma coisa a nos ensinar, é que a unidade pode ser instável, frágil e desafiadora. Diferenças, desentendimentos e conflitos ameaçam a união, e não há falta … Continuar lendo Por que não podemos simplesmente nos dar bem?

A arte de pedir perdão

Lucy Ann Moll João e Júlia estão vendo seu sonho de vida se realizar: empregos estáveis, uma casa confortável, duas filhas saudáveis ​​e um casamento que já dura onze anos. Mas há um problema. Debaixo desse verniz de sucesso, João fica irado quando não consegue o que quer, faz com que sua família saiba disso … Continuar lendo A arte de pedir perdão

E se minhas necessidades não estiverem sendo satisfeitas?

Bekka French Como você reage quando um aconselhado diz que suas necessidades não estão sendo atendidas? Casamentos, empregos, amizades, ministérios –  os encontros de aconselhamento estão repletos de situações que envolvem insatisfação nos relacionamentos. Como conselheiros, enquanto “escavamos no lixão” de relacionamentos infelizes, precisamos perguntar: "Deus realmente projetou um sistema em que toda a nossa … Continuar lendo E se minhas necessidades não estiverem sendo satisfeitas?

Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 3

Kevin Carson Nesta batalha real contra o pecado, como ganhar terreno? Onde obter ajuda? Na Parte 1 e na Parte 2, descobrimos por que a batalha contra o pecado é tão difícil, vimos que a esperança surge de Cristo, mas que há uma batalha feroz travada no coração pelos desejos. Descobrimos também como acontece o … Continuar lendo Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 3

Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 1

Kevin Carson Como você descreveria sua luta contra o pecado? Um convidado inesperado? Um inimigo perseguidor? Um perigoso rio de águas impetuosas? Uma ameaça constante? Um intruso indesejado? Uma guerra intensa? O pecado, implacavelmente, causa estragos neste mundo, em geral, e nas pessoas especificamente.  O pecado causa danos. O pecado distrai, empobrece, rouba, arrebenta vidas, … Continuar lendo Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 1

Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 2

Kevin Carson O pecado é uma batalha real que todo seguidor de Cristo enfrenta. Na Parte 1, descobrimos por que a batalha contra o pecado é tão difícil e que a esperança vem de Cristo. Na Parte 2, iremos nos aprofundar e descobrir uma batalha que é travada no coração de cada pessoa. A batalha … Continuar lendo Pecados habituais. Há esperança e ajuda em Cristo? – Parte 2

A igreja local e o aconselhamento bíblico

Luke Bylsma O propósito deste post é despertá-lo para alguns motivos pelos quais seu aconselhado precisa da igreja e sugerir algumas maneiras práticas de implementar isso. Uma manutenção rotineira da nossa alma O aconselhamento assemelha-se um pouco ao trabalho de um mecânico. Ocasionalmente, os motoristas são descuidados com seus carros. Seja um vazamento de óleo … Continuar lendo A igreja local e o aconselhamento bíblico

A memorização das Escrituras e o aconselhamento bíblico

Greg Wetterlin Como pastor e conselheiro relativamente jovem – quase dois anos como pastor e três anos e meio como conselheiro bíblico – tenho me convencido cada vez mais de que memorizar as Escrituras é uma disciplina espiritual essencial. Destaco aqui seis razões pelas quais memorizar as Escrituras é muito importante no aconselhamento e na … Continuar lendo A memorização das Escrituras e o aconselhamento bíblico

A oração e o aconselhamento bíblico

Jared Baergen Você já subestimou alguma coisa? Lembro-me de uma época em que eu praticava snowboard com alguns amigos tarde da noite nas colinas geladas de Vermont. Decidimos apostar corrida pela Black Diamond Trail. Todos, inclusive eu, subestimaram a importância do ar frio nas camadas finas de neve. Aconteceu de  encontrarmos uma dessas camadas de … Continuar lendo A oração e o aconselhamento bíblico

A música e o aconselhamento bíblico

Bijou Green A música é um dos grandes presentes de Deus para o homem. Martinho Lutero chegou a dizer: “Depois da Palavra de Deus, a nobre arte da música é o maior tesouro do mundo”. Conheço pouquíssimas pessoas que não têm um grande amor pela música, ou pelo menos opiniões fortes sobre o assunto. A … Continuar lendo A música e o aconselhamento bíblico

Filhos pródigos: Sete recomendações para os pais

Robert Jones "Horrorizada. Traída. Envergonhada. Irada. Desonrada. Sentindo-me inútil. Triste. Desesperada.” Essas foram as palavras que minha amiga Jill usou quando soube que sua querida filha de 20 anos de idade estava envolvida em um relacionamento pecaminoso. Esses adjetivos capturam a experiência de muitos pais e mães cujos filhos abandonaram a educação cristã recebida. Talvez … Continuar lendo Filhos pródigos: Sete recomendações para os pais

Filhos pródigos: Por que alguns filhos tornam-se pródigos?

Jim Newheiser Os pais de filhos pródigos passam muitas horas agonizantes, perguntando a si mesmos: “Por que meu filho se rebelou? Será porque fui um péssimo pai? Será porque meu filho se juntou aos colegas errados?” Às vezes, podem até perguntar a Deus: "Por que o Senhor não faz algo para trazer meu filho de … Continuar lendo Filhos pródigos: Por que alguns filhos tornam-se pródigos?

Filhos pródigos: A dor silenciosa e a vergonha secreta

Paul Tautges Esteja você ciente disso ou não, há uma dor silenciosa e uma vergonha secreta em sua igreja. Saudações animadas são trocadas a cada manhã de domingo. O "Como vai?" é educadamente retribuído com um "Tudo bem!" ou com o mais ousado "Já estive melhor!", esperando que quem perguntou pare por ali. Entretanto, por … Continuar lendo Filhos pródigos: A dor silenciosa e a vergonha secreta

Série Amizade #9: A amizade requer vulnerabilidade e transparência

Joshua Greiner Em posts anteriores, comparamos a amizade ao preparo de um bolo, que requer ingredientes essenciais para que cresça e fique com um bom sabor. As nossas amizades também requerem ingredientes essenciais para crescer e ter um impacto positivo duradouro. Chegamos agora ao último, mas não por isso menos importante, "ingrediente" necessário para uma … Continuar lendo Série Amizade #9: A amizade requer vulnerabilidade e transparência

Série Amizade #8: A amizade requer incentivo ao crescimento

Joshua Greiner Um dos principais motivos pelos quais Deus nos chama a ter amigos é porque as amizades são uma das ferramentas que Ele nos dá para nos ajudar a crescer e nos tornarmos mais parecidos com Cristo à medida que convivemos uns com os outros conforme o plano que Ele estabeleceu. Existem outras formas … Continuar lendo Série Amizade #8: A amizade requer incentivo ao crescimento

Série Amizade #7: A amizade requer serviço sacrificial

Joshua Greiner Se você já teve a chance de viajar na primeira classe em um voo internacional, você conheceu um dos serviços mais voltados para a sua pessoa. Tive a oportunidade de viajar de primeira classe, não por minha própria conta, e o serviço prestado foi inigualável. Disseram-me que a diferença entre a cabine principal … Continuar lendo Série Amizade #7: A amizade requer serviço sacrificial

Série Amizade #6: A amizade requer cuidado espontâneo

Joshua Greiner Faça uma tentativa de dizer ao seu cônjuge que você vai demonstrar afeto hoje às 19h,  que vai adicionar uma dose extra de atenção na sexta-feira e ainda mais uma dose de gentileza no domingo à tarde. Em seguida, considere até mesmo marcar mais datas como parte do seu plano para amar seu … Continuar lendo Série Amizade #6: A amizade requer cuidado espontâneo

Série Amizade #5: A amizade requer esforço mutuo

Joshua Greiner Imagine por um momento um imã. Todos nós já usamos um imã e talvez tenhamos brincado com um quando criança. O conceito é muito simples. Existe um lado positivo e um lado negativo no imã, e você precisa dos dois lados para que ele funcione. Você não consegue atrair um lado positivo com outro lado positivo. Entretanto, o … Continuar lendo Série Amizade #5: A amizade requer esforço mutuo

Série Amizade #4: A amizade requer afeto genuíno

Joshua Greiner Existem alguns ingredientes em um bolo de que você só precisa de uma pitada – por exemplo, o sal – e outros de que você precisa de uma quantidade bem maior – por exemplo, a farinha. Para alguns ingredientes, o pouco vale muito: você precisa adicionar apenas algumas gotas de baunilha para mudar … Continuar lendo Série Amizade #4: A amizade requer afeto genuíno

Série Amizade #3: A amizade requer profundidade intencional

Joshua Greiner O vídeo humorístico Shallow Small Group[1] tipifica o problema de muitas amizades, retratando um grupo que busca ser intencionalmente superficial nos relacionamentos. Os participantes fazem a escolha de NÃO lidar com problemas, NÃO investir na vida uns dos outros, NÃO estudar a Palavra de Deus, NÃO evangelizar, e assim por diante. O objetivo … Continuar lendo Série Amizade #3: A amizade requer profundidade intencional

Série Amizade #2: A amizade requer comunhão frequente

Joshua Greiner O post anterior falou sobre os principais ingredientes para a amizade. A amizade, em vários aspectos, é como um bolo. Temos bolos de todos os tamanhos, sabores e cores, mas é fácil diferenciar um bolo de uma torta ou de um sorvete. Cada bolo é diferente dos demais dependendo do sabor, da cobertura … Continuar lendo Série Amizade #2: A amizade requer comunhão frequente

Série Amizade #1: Os ingredientes essenciais para a amizade

Joshua Greiner No coração da amizade está inicialmente um relacionamento, mas nem todo relacionamento se transforma em amizade. Alguns permanecem apenas como conhecidos; para outros, o relacionamento se transforma na forma mais elevada de amizade: o casamento. Entretanto, entender os componentes de uma boa amizade e a razão por que essa amizade é importante não … Continuar lendo Série Amizade #1: Os ingredientes essenciais para a amizade

Como reagir diante das decepções

Margaret Glass Era dia de Natal. Meu sobrinho mais novo, com quatro anos de idade, estava prestes a abrir o presente dado pelos avós: uma pequena jaqueta preta de motoqueiro, em couro. O presente teria sido fantástico para um adolescente, mas quando meu sobrinho abriu a caixa, seu doce rostinho se encheu de desapontamento e … Continuar lendo Como reagir diante das decepções

Ser um bom ouvinte faz de você um ótimo pacificador

Greg Gifford As pessoas orgulhas são péssimos ouvintes, não é mesmo? Elas não se interessam por você, não o escutam, não o entendem, e armam suas palavras contra você. Por outro lado, quando falamos com alguém verdadeiramente humilde, acontece algo que C.S. Lewis descreve desta forma: “Provavelmente, tudo o que você irá pensar sobre ele … Continuar lendo Ser um bom ouvinte faz de você um ótimo pacificador

O perigo dos desejos desmedidos

Shannon Kay McCoy “Por que Deus nos deu desejos?“, uma amiga perguntou. Ela estava indignada, lutando entre o desejo pelas coisas do mundo e o desejo pelas coisas de Deus. Ela pensava que poderia ser fácil servir a Deus se não tivesse outros desejos. Você já se sentiu assim? Eu já. Deus nos deu a … Continuar lendo O perigo dos desejos desmedidos

Como manter as amizades em tempo de dificuldades

Joe Keller As nossas amizades podem ser para nós a coisa mais abençoadora do mundo, mas também podem ser a mais difícil e dolorosa. Ira, embaraço, vergonha, constrangimento e medo podem todos eles estar envolvidos em nossas amizades. Há bênçãos para aqueles que buscam uns aos outros nos momentos difíceis, e posso dizer honestamente que … Continuar lendo Como manter as amizades em tempo de dificuldades

Lutando contra o pecado sexual

A realidade mais importante Heath Lambert O mais importante que alguém pode fazer na busca pela pureza é conhecer o Deus vivo. O nosso mundo está mergulhado na imoralidade sexual. Seja adultério, seja pornografia, fornicação ou casamento gay, parece que a nossa cultura não está somente experimentando, mas também abraçando o pecado sexual como um … Continuar lendo Lutando contra o pecado sexual

Parcerias para promover progresso nos aconselhamentos

Jocelyn Wallace Gosto muito de estabelecer parceiras. Para alguém que gosta de fazer tarefas e riscá-las da lista, as parcerias são algo brilhante. Um problema que parece intimidador pode ser resolvido com muito mais eficiência quando há mais de uma pessoa dedicada a pensar em possíveis soluções. Um projeto que é exaustivo pode ser dividido … Continuar lendo Parcerias para promover progresso nos aconselhamentos

Vencendo a irritabilidade

Kyle Gangel O que o irrita mais? Alguém que ocupa por muito tempo o banheiro pela manhã? O WiFi que cai? Seu time favorito que perde um pênalti no final do jogo? O trânsito? As crianças gritando? As oportunidades para ficar irritado parecem ser infinitas, e todas podem acontecer em um único dia! Eu me surpreendo, muitas vezes, com o pouco … Continuar lendo Vencendo a irritabilidade