ADAMS, Jay E. Conselheiro capaz. São José dos Campos, SP: ABCB-LER, 2008. 268 p.

Links: Livro impressoResenha  

Consciente da complexidade dos problemas humanos que requerem o auxílio de um conselheiro capaz, o autor investiga as raízes desses problemas e, sem ignorar as questões patológicas e científicas, apresenta a Palavra de Deus como o mais rico e eficiente material para a prática do aconselhamento.

ADAMS, Jay E. Manual do conselheiro cristão. São José dos Campos, SP: ABCB-LER, 2008. 432 p.

Links: Livro impressoResenha

Um manual prático, que procura apresentar modelos e instruções que atendam às necessidades dos aconselhados e sirvam para orientar o ministério do conselheiro. O autor é bastante sensível aos problemas complexos e às dificuldades com as quais o conselheiro se defronta e insiste que a Bíblia é a melhor e mais confiável fonte para a prática do aconselhamento.

ADAMS, Jay E. Teologia do aconselhamento cristão: mais do que redenção. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 432 p.

Links: Livro impressoResenha

Este livro conecta a doutrina bíblica com a vida prática. A redenção, que é a preocupação central da teologia cristã, é muitas vezes limitada a “ser salvo das consequências do pecado.” Mas ela é muito mais. Deus está nos tornando novas criaturas em Cristo.

BABLER, John, ELLEN, Nicolas. Fundamentos teológicos do aconselhamento bíblico e suas aplicações práticas. São Paulo: Nutra, 2017. 360 p.

Links: Livro impressoResenha

No contexto do aconselhamento, muitas considerações, afirmações e conclusões são feitas a partir das experiências pessoais, dos sofrimentos, das lutas, do ambiente familiar, das heranças paterna e materna (ou a falta delas), das influências. Certamente cada um desses aspectos não deve ser desprezado. O fato é que, de modo geral, a discussão se detém mais nas consequências e efeitos do que nas causas reais. O debate, entretanto, vai além das experiências, dos contextos, das histórias individuais, dos ambientes. No cerne da questão estão os fundamentos teológicos. Os autores caminham, inicialmente, por situar o aconselhamento bíblico dentro de um esquadro histórico para, em seguida, fazerem uma consistente fundamentação teológica.

BROGER, John C. Autoconfrontação: um manual de discipulado em profundidade. São José dos Campos, SP: ABCB-LER, 2017. 478 p.

Links Livro impresso

Autoconfrontação oferece ferramentas para um programa de discipulado amplo e profundo, ensinando a estudar as Escrituras de modo a obter respostas para os problemas da vida. Cada lição esboça os princípios bíblicos para crescer espiritualmente e aconselhar/discipular outros de maneira profunda.

EMLET, Michael. Conversa cruzada: onde a vida e a Escritura se encontram. São Paulo: Cultura Cristã: 2015. 192 p.

Links: Livro impressoE-bookResenha

Este livro pode ajudá-lo a ler a Bíblia e a “ler” as pessoas de maneira a promover o uso da Escritura centrado no evangelho e pessoalmente relevante na ministração a outros. Ele descreve uma maneira de usar as Escrituras para ajudar as pessoas a crescerem mais plenamente no amor a Deus e aos outros em meio às complexidades enfrentadas por elas na vida diária.

EMLET, Michael R. Descrições e prescrições: uma perspectiva bíblica sobre os diagnósticos e medicamentos psiquiátricos. Eusébio, CE: Peregrino, 2018. 127 p.

Links: Livro impresso

TOC, TDAH, Transtorno Pós-Traumático e Transtorno Bipolar. Estes não são apenas diagnósticos do DSM; eles fazem parte do nosso vocabulário cotidiano e da compreensão das pessoas. Como cristãos, o que devemos pensar a respeito dos diagnósticos psiquiátricos e os tratamentos a eles associados? Não podemos nos isolar e simplesmente descartar essas categorias. Também não podemos aceitar todo o diagnóstico e tratamento psiquiátrico secular como se a Escritura fosse irrelevante para essas lutas complexas. Precisamos de uma abordagem equilibrada, biblicamente e cientificamente informada.

Eyrich, Howard, HINES, William. Cura para o coração. São Paulo: Cultura Cristã, 2007. 192 p.

Links: Livro impresso

Com a moderna psicologia sendo tão centrada no ego, o aconselhamento bíblico nada contra a corrente. Este livro, dividido em três seções, provê um modelo que será do interesse de todos que, quando encontram pessoas sofrendo, perguntam a si mesmos: “O que eu devo dizer agora?”. A seção 1 argumenta que, para haver entendimento da criação, este deve vir do Criador, que a designou com propósito. A seção 2 fornece um panorama, assim como diretrizes, àqueles interessados em se tornarem conselheiros cristãos. A seção 3 esboça o processo de aconselhamento e apresenta planilhas de trabalho e normas de procedimento.

EYRICH, Howard (edit). HINDSON, Ed (edit). Nada além das Escrituras: o aconselhamento e a Palavra de Deus. São Paulo: Nutra, 2018. 360 p.

Links: Livro impresso

Cada capítulo deste livro foi escrito por um autor diferente, com formação em áreas diferentes, e todos convergem para o mesmo ponto: as Escrituras são suficientes para lidar com todas as questões do coração do homem e são aptas para a salvação, para restaurar, revigorar, alegrar, iluminar, além de encher de sabedoria com o propósito de levar o homem à semelhança do seu Redentor.

FITZPATRICK, Elyse. JOHNSON, Dennis E. Aconselhamento a partir da cruz: conectando pessoas ao poder curador do amor de Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2018. 288 p.

Links: Livro impressoE-book

Para ajudar as igrejas a ministrar a pessoas dilaceradas e feridas, os autores de Aconselhamento a partir da Cruz apresentam a conselheiros e cristãos comuns um modelo baseado na Escritura e capacitado pela obra do maravilhoso Conselheiro, Jesus Cristo. Por meio de uma exegese cuidadosa e estudos de caso de grande utilidade, eles demonstram de que maneira podemos oferecer aconselhamento sistematicamente bíblico e centrado no evangelho, além de explicar por que isso é importante.

FITZPARTRICK, Elyse (edit), CORNISH, Carol (edit.). Mulheres ajudando mulheres. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

Links para o livro: AmazonResenha

Este livro é um guia para mulheres cristãs que desejam se dedicar ao ministério do aconselhamento feminino, apresentando as bases e os métodos bíblicos de aconselhamento, uma visão da mulher na Bíblia e os diferentes problemas que as mulheres enfrentam na vida.

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

Links para o livro: AmazonResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

O processo bíblico da mudança por [Julie  Ganschow]

GANSCHOW, Julie. O processo bíblico de mudança. Brasília: SEBI, 2021. 80 p.

Links: E-book

Em seu livro, Julie Ganschow mostrou quão real é nossa esperança no Senhor e como Deus pode usar Sua Palavra de maneira prática para mudar nossos corações para que possamos dar frutos para Ele. Este é um excelente recurso que tenho o prazer de recomendar.

KELLEMEN, Robert. Aconselhamento e a cruz: como Martinho Lutero aplicou o evangelho à vida diária. Eusébio, CE: Peregrino, 2018. 247 p.

Links: Livro impresso

Martinho Lutero não foi simplesmente teólogo, escritor e pregador, mas também um conselheiro pastoral que buscava a paz com Deus. 500 anos após ter ele fixado suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, seus ensinos a respeito do cuidado pastoral, tendo como foco o evangelho e a cruz, podem transformar nossa abordagem do cuidado da alma, ensinando-nos que somente uma fé ousada em Cristo pode transformar nossas vidas hoje e nos dar uma paz perene.

KELLEMEN, Robert. Aconselhamento segundo o evangelho: como Cristo transforma vidas. São Paulo:  Cultura Cristã, 2018. 320 p.

Link: Livro impresso

Bob Kellemen demonstra claramente que a teologia bíblica e a teologia sistemática realmente são teologias práticas. Incluindo em sua metodologia na narrativa redentora revelada da Bíblia, ele desenvolve as implicações práticas da nossa multifacetada salvação em Jesus Cristo e mostra seus impactos para o ministério interpessoal. Repleto de critérios bíblicos ricos e exemplos dos muitos anos de ministério pastoral e de aconselhamento bíblico de Bob, Aconselhamento segundo o evangelho beneficiará a todos que anseiam ajudar a outros a viverem com fidelidade alegre ao nosso Deus trino.

LAMBERT, Heath. Aconselhamento bíblico depois de Jay Adams. São Paulo: Cultura Cristã, 2018. 240 p.

Links: Livro impresso

Assim como qualquer movimento eclesiástico importante ao longo da história da igreja, o movimento do aconselhamento bíblico foi sujeito a muitas mudanças e a um crescimento considerável. Ele se tornou um agente global e multicultural de mudança para a igreja de Jesus Cristo. Heath Lambert escreveu um relato surpreendente das principais influên­cias que Deus, em sua perfeita soberania, causou nesse movimento. Este relato factual é uma importante contribuição para entender como e por que o movimento do aconselhamento bíblico teve um impacto tão pro­fundo e duradouro. É uma leitura indispensável para qualquer pessoa que queira entender o movimento.

LAMBERT, Heath. Teologia do aconselhamento bíblico: fundamentos doutrinários do ministério de aconselhamento. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 364 p.

Links: Livro impressoResenha

Teologia do Aconselhamento Bíblico é um marco que expõe as principais convicções teológicas que fundamentam o ministério de aconselhamento e oferece sabedoria pratica para o conselheiro. Dr. Heath Lambert orienta os leitores através das várias categorias da teologia, mostrando como cada uma aborda as preocupações do cotidiano que os conselheiros bíblicos lidam. 

Como as pessoas mudam por [Paul Tripp]

LANE, Timothy, TRIPP, Paul David. Como a pessoas mudam. São Paulo: Cultura Cristã: 2011. 255 p.

Links: Livro impressoE-book Resenha

Este livro trata de calor, espinhos, da cruz e de cruz frutos. Trata da graça. Em dezesseis capítulos curtos  e bem ilustrados é apresentado o maravilhoso prospecto de mudança para melhor. Somos chamados a considerar nossas circunstâncias e o modo como respondemos a elas. Somos convocados para examinar os desejos de nosso coração.

LELEK, Jeremy. Fundamentos do aconselhamento bíblico: raízes, crenças e futuro. Eusébio, CE: Peregrino, 2021. 360 p.

Links: Livro impresso

uma abordagem abrangente ao aconselhamento bíblico, inicialmente traçando a história do movimento, explorando seus princípios básicos e, finalmente, fornecendo uma visão útil para o futuro do aconselhamento bíblico. Fundamentos do Aconselhamento Bíblico incentiva conselheiros mostrando que o uso da Bíblia é central para suas práticas e desenvolvimento. Apresentando a Bíblia como o recurso preeminente para abordar até mesmo as mais complexas lutas mentais e emocionais, o livro lembra os leitores que a obra consumada de Cristo é a maior esperança para todos os crentes.

MacARTHUR, John, MACK, Wayne. Introdução ao aconselhamento bíblico. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2016. 320 p.

Links: Livro impressoE-book

Este livro propõe o resgate de um dos mais importantes ministérios da vida cristã: o aconselhamento e discipulado baseado em princípios estritamente bíblicos, abordando suas fundamentações teológicas, seus princípios e prática. Analisando também as diversas terapias atuais apresenta uma alternativa segura à psicologia e psicoterapia contemporâneas baseada nas Escrituras Sagradas.

MacARTHUR, John. Nossa suficiência em Cristo. 2. ed. São José dos Campos, SP: Fiel, 2007. 224 p.

Links: Livro impresso

Temos testemunhado um terrível declínio nos valores da Igreja: números têm se tornado mais importantes do que a mensagem; as igrejas estão oferecendo uma religião de “entretenimento” no lugar da pregação do evangelho puro; os pastores estão recorrendo à indústria de marketing para ajudá-los a atrair pessoas para Cristo. Inclui capítulo sobre o aconselhamento.

MacARTHUR, John Jr. (edit.) O resgate do pensamento bíblico: recuperando a visão cristã de mundo. 2. ed. São Paulo: Hagnos, 2018. 432 p.

  • Capítulo 1: Adotando a autoridade e a suficiência das Escrituras
  • Capítulo 11: Por que aconselhamento bíblico e não psicológico?

Links: Livro impresso E-book

O que pensamos molda quem somos. Em um mundo onde vozes diferentes disputam nossa lealdade, viver conforme a bíblia é um desafio bem real. O autor e os demais colaboradores confrontam várias perspectivas ideológicas existentes em nossa sociedade atual. O livro possibilita a reflexão objetiva que orienta à prática cristã. Aceite o desafio de pensar e viver com uma mentalidade realmente bíblica.

PIERRE,  Jeremy. O coração dinâmico na vida diária: conectando Cristo à realidade humana. Eusébio, CE: Peregrino, 2021. 272 p.

Links: Livro impressoResenha

O Coração Dinâmico na Vida Diária fornece uma visão ampla de como o coração funciona e de como Cristo o redime. A compreensão que o autor demonstra ter das pessoas, compreensão esta centrada na fé, combinada a uma metodologia fundamentada na Palavra de Deus oferece aos leitores uma maneira prática de ajudar outras pessoas a entenderem melhor suas experiências difíceis e a entenderem sobretudo quem elas são à luz de quem é Jesus. O autor orienta os leitores em quatro atividades principais: leitura, reflexão, relacionamento e renovação. Essa dinâmica os posicionará consistentemente no entendimento das experiências humanas do cotidiano à luz das Escrituras.

O pastor e o aconselhamento: um guia básico para o pastoreio de membros em necessidade por [Jeremy Pierre, Deepak Reju, Tiago J. Santos Filho, Francisco Wellington Ferreira]

PIERRE, Jeremy, REJU, Deepak. O pastor e o aconselhamento. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. 200 p.

Links: Livro impresso E-book

O aconselhamento, em sua forma simples, é uma pessoa andando ao lado de outra que perdeu seu caminho e precisa de direção. Este livro irá ajudá-lo com uma estrutura básica para abordar esse problema. O alvo é deixá-lo confiante de que as Escrituras têm tudo de que você precisa para lidar pastoralmente com o aconselhado, não importando quão complexo seja o problema, e que, mesmo não sendo capaz de resolver cada aspecto, você esteja apto a mostrar-lhe como andar pela fé em Cristo.

POWLISON, David. Falando a verdade em amor: aconselhamento em comunidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. 192 p.

Links: Livro impresso

Falando a Verdade em Amor foca o “aconselhamento”, o processo do amor.  A parte I discute sobre como falar a verdade em amor para que o ministério de aconselhamento seja bem feito. A parte II trata de como moldar e readaptar as comunidades da fé para que a igreja fique bem.

POWLISON, David. Uma nova visão: o aconselhamento e a condição humana através das lentes da Escritura. São Paulo: Cultura Cristã, 2010. 255 p.

Links: Livro impresso

Uma nova visão de nós mesmos e dos outros, a partir do que aprendemos na Bíblia. Powlison traz a Escritura direto para o nosso coração. A sua leitura é uma rica experiência para quem aconselha e para todos que desejam aplicar a Palavra de Deus à sua vida.

PRIOLO, Lou. Aconselhamento bíblico: o que o aconselhado deve esperar.São Paulo: Nutra, 2019. 64 p.

Links: Livro impresso

Se você escolheu procurar a ajuda de um conselheiro cujos conselhos não serão fundamentados nas centenas de abordagens seculares que se apresentam para a solução de problemas, mas na suficiente Palavra de Deus. Isso deve ser uma fonte de grande conforto para você porque a Bíblia é o único livro completo e autoritativo, escrito especificamente para oferecer não só as respostas aos problemas do homem, mas também os meios para abordar e corrigir tais problemas. Este livreto foi escrito para apresentar a você alguns elementos fundamentais do processo de aconselhamento e oferecer a esperança de que não importa qual o seu problema, Jesus Cristo tem a solução.

PRIOLO, Lou. Pressuposições do aconselhamento bíblico: compreensões norteadoras.São Paulo: Nutra, 2021. 157 p.

Links: Livro impresso

Aconselhar é um privilégio da igreja de Cristo (Cl 3.16). Quando aconselhamos, porém, trabalhamos com pressuposições, quer estejamos conscientes disso ou não. As perguntas a serem feitas, portanto, são: Em que solo os nossos pressupostos estão alicerçados?  Estão os nossos pressupostos fundamentados na rocha (Mt 7.24-27)?  Saberíamos dizer quais são eles? Se essas perguntas fossem feitas a você, como as responderia? A resposta é importante, porque tudo o que aconselhamos, os textos que usamos – ou não usamos –, os exemplos que oferecemos, as ilustrações etc., o fazemos porque temos pressupostos que orientam nosso conselho. A resposta a essas perguntas define se nosso aconselhamento é bíblico ou não.

SCOTT, Stuart (edit), LAMBERT, Heath (edit). Aconselhando os casos difíceis. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 304 p.

Links: Amazon

Stuart Scott e Heath Lambert usam histórias reais de pacientes reais com o intuito de demonstrar como as verdades da Palavra de Deus podem ser liberadas para trazer ajuda, esperança e cura às vidas daqueles que lutam contra os diagnósticos psiquiátricos mais difíceis.

STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.

Links: Amazon

Este livro foi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

Links: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.

TRIPP, Paul David. Instrumentos nas mãos do Redentor. São Paulo: NUTRA, 2010. 472 p.

Links: Livro impresso

Este é um livro que tem por alvo não só incentivar e orientar todos os crentes para que ministrem àqueles que Deus colocar em seu caminho, mas mudar a própria cultura da Igreja que costuma confiar o ministério apenas àqueles que têm cargos formais e aos especialistas. Nas palavras do autor, “a cultura do ‘corpo passivo que paga os profissionais’ das nossas igrejas modernas deve ser abandonada em favor do modelo de ministério que Deus de maneira tão sábia ordenou”.

WELCH, Edward. Aconselhando uns aos outros: oito maneiras de cultivar relacionamentos saudáveis dentro da igreja. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 80 p.

Links: Livro impressoE-bookCitações

Imagine um grupo interconectado de pessoas que confiam umas nas outras. Você pode falar de sua dor, e alguém responde com compaixão. Você pode falar de suas alegrias, e alguém se regozija com você. Você pode pedir ajuda em sua luta contra o pecado, e alguém ora com você. Há franqueza, liberdade, amizade; os fardos são compartilhados. Nada de conselhos banais. E Jesus está no centro de tudo isso. Esse é o objetivo deste livro. Com oito lições curtas, porém cheias de teologia e aplicações práticas, Edward Welch ajudará o leitor a moldar uma cultura de aconselhamento e cuidado mútuo de forma que se tornem características naturais da vida diária da igreja.

WELCH, Edward. A culpa é do cérebro? : distinguindo desequilíbrios químicos, distúrbios cerebrais e desobediência. Eusébio, CE: Peregrino, 2019, 272 p.

Links: Livro impresso

As pesquisas sugerem que mais e mais comportamentos são causados pela função ou disfunção cerebral. Mas é sempre legítimo culpar o cérebro pelo mau comportamento? Como posso saber se o “meu cérebro me faz fazer isso”? Edward Welch apresenta um conjunto de medidas práticas adaptáveis a uma série de condições, hábitos ou vícios.

Lado a lado por [Edward Welch, Letícia Scotuzzi]

WELCH, Edward. Lado a lado: relacionamentos com sabedoria e amor. São Paulo: Cultura Cristã, 2017. 144 p.

Links: Livro impressoE-book

Todos precisam de ajuda de vez em quando, especialmente em meio a circunstâncias dolorosas e provações. Neste breve livro, Ed Welch oferece orientação prática para todos os cristãos que querem desenvolver suas “habilidades de ajuda”, caminhando ao lado de pessoas feridas. Escrito a partir da convicção de que os amigos são os melhores ajudantes, esta introdução ao aconselhamento bíblico irá equipar os crentes para compartilhar os fardos dos outros através de palavras gentis de sabedoria e atos de amor. Este livro é escrito para quem deseja ver Deus usar relações e conversas entre os cristãos comuns para realizar milagres extraordinários na vida de seu povo.”