Série: Recursos para um Viver Piedoso

Discipuladores e conselheiros bíblicos encontram enorme benefício em recomendar leituras para serem realizadas como tarefa prática no intervalo entre os encontros. A leitura de material com bom fundamento bíblico pode reforçar e ampliar o tema tratado na conversa, além de encorajar o leitor e incentivá-lo a um compromisso com a prática da Palavra de Deus.

As tarefas práticas ensinam ao aconse­lhado que o crescimento na graça não vem por meio de encontros mila­grosos com o conselheiro, mas pela aplicação humilde, honesta, obediente e prática da Bíblia a detalhes específicos da vida diária.

No processo de santificação, Deus chama Seus filhos a nada mais que seguir, permanecer firmes, abandonar, confiar, despojar-se e revestir-se, correr, obedecer, mortificar, estudar, fugir, resistir etc. As tarefas práticas aplicam este chamado de Deus a situações específicas da vida do aconselhado. Elas transportam de um plano abstrato para um plano concreto a ordem para resistir, abandonar, seguir e revestir-se. No contexto de uma situação pessoal, as tarefas práticas levam o aconse­lhado a fazer aquilo que Deus o chamou a fazer como participante de Sua misericórdia santificadora.  Paul Tripp. Tarefas práticas no aconselhamento bíblico. Coletâneas de Aconselhamento Bíblico. SBPV, Atibaia, v. 2 , p. 67.

Para aqueles que não estão acostumados à leitura, ou que estão em meio a uma situação desgastante, um livro pode representar um desafio pesado demais. Nada melhor do que um livreto — poucas páginas que vão direto ao assunto e oferecem esperança bíblica. O NUTRA – Núcleo de Treinamentos, Recursos e Aconselhamento bíblico – acaba de lançar uma nova série de livretos que tratam os problemas da vida do ponto de vista Cristo-cêntrico. A série Recursos para um Viver Piedoso já conta com seis títulos:


Aprendendo o contentamento em todas as circunstâncias – Robert Jones
O que é contentamento? O autor oferece uma resposta a essa pergunta que é ao mesmo tempo biblicamente profunda e perfeitamente aplicável.

.


Comer ou não comer: liberdade para fazer escolhas no temor do Senhor – Maria Cecilia Alfano
Nossa cultura valoriza a magreza e admira as pessoas que têm força de vontade para deixar de comer. As revistas femininas sempre trazem a última dieta da moda e, na página seguinte, uma reportagem com as melhores receitas de sobremesa com chocolate e creme. A Bíblia tem alguma coisa a dizer sobre a comida? Tem sim.O alimento e a alimentação são talvez a ilustração mais comum na Bíblia para mostrar o cuidado de Deus para conosco e a nossa responsabilidade para com Ele.


Irado contra Deus: levando ao Senhor suas dúvidas e perguntas – Robert Jones
Como Deus permitiu que isso acontecesse comigo? Eu estou irado contra Deus, mas não sei se deveria mesmo estar! É correto irar-se contra Deus? E se estivermos irados contra Deus, deveremos guardar ou externar a ira?


Más lembranças: superando o seu passado – Robert Jones
As lembranças do seu passado o perseguem? Há esperança para aqueles que sofrem por causa do passado? O autor mostra que Deus provê soluções para o problema das más lembranças. As más lembranças de pecados do passado podem ser oportunidade de crescimento e transformação de vida.


Perdão: eu simplesmente não consigo me perdoar – Robert Jones
O autor identifica cinco pressuposições que estão por trás do anseio por perdoar a si mesmo. Ao fazê-lo, destaca um problema mais profundo e uma solução mais profunda para o problema da culpa contínua.


Restauração para o casamento devastado pelo adultério – Robert Jones
Ira… medo… desespero… culpa… vergonha… quando o seu casamento é devastado pelo adultério, as batalhas íntimas do coração são reveladas. É possível construir uma ponte sobre o abismo e restaurar o casamento? O autor esboça um processo detalhado e prático no qual há um convite para que a presença e o poder de Deus adentrem o casamento.


Teus planos, Senhor, não fazem sentido – Steve Viars
Todos nós sabemos que não raro os planos de Deus são diferentes dos nossos. Então, o primeiro passo para responder corretamente quando Seus planos divergem dos nossos é reconhecer que os caminhos do Senhor não são os nossos e a Sua sabedoria é superior à nossa.

Além de oferecer cursos de treinamento, o NUTRA atua como editora especializada em recursos para o aconselhamento bíblico. Para adquirir os livros, entre em contato com o NUTRA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s