Você já leu?

Destaques entre os livros publicados em 2018

Estamos no final de mais um ano, doze meses em que muitos livros foram publicados. Entre aqueles publicados em português, escolhemos 12 livros que podem ajudá-lo em seu crescimento pessoal e ministerial. Eles estão organizados por assunto. Verifique quais você já leu e quais irá ler!

[ Esta lista inclui apenas livros publicados em 2018, em português. Uma bibliografia completa, incluindo os livros publicados anteriormente e as edições em inglês, pode ser acessada em Bibliografias. ]



Aconselhamento e discipulado
EMLET, Michael R. Descrições e prescrições: uma perspectiva bíblica sobre os diagnósticos e medicamentos psiquiátricos. Eusébio, CE: Peregrino, 2018. 127 p.
TOC, TDAH, Transtorno Pós-Traumático e Transtorno Bipolar. Estes não são apenas diagnósticos do DSM, o manual de diagnósticos da psiquiatria – eles passaram a fazer parte do nosso vocabulário cotidiano e de como compreendemos as pessoas e seus problemas. Como cristãos, o que devemos pensar a respeito dos diagnósticos psiquiátricos e dos tratamentos a eles associados? Não podemos nos isolar e simplesmente descartar essas categorias. Também não podemos pensar que a Bíblia seja irrelevante para lidar com essas lutas complexas. Precisamos de uma abordagem equilibrada, biblicamente e cientificamente informada.
Links na web: Sinopse/EditoraResenha de Conexão Conselho BíblicoEntrevista com o autor (inglês)
FITZPATRICK, Elyse. JOHNSON, Dennis E. Aconselhamento a partir da cruz: conectando pessoas ao poder curador do amor de Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2018. 288 p.
Para nos ajudar a alcançar as pessoas em seus dilemas e lutas da vida, os autores de Aconselhamento a partir da Cruz apresentam um modelo baseado nas Escrituras, destacando a obra do maravilhoso Conselheiro, Jesus Cristo. Por meio da Palavra de Deus e do estudo de casos, eles demonstram como podemos oferecer aconselhamento bíblico e centrado no evangelho, além de explicar por que isso é importante.
Links na web: Sinopse/AmazonResenha por Deepak Reju (inglês) – Resenha por Biblical Counseling Coalition (inglês)
KELLEMEN, Robert. Aconselhamento segundo o evangelho: como Cristo transforma vidas. São Paulo:  Cultura Cristã, 2018. 320 p.
Bob Kellemen demonstra claramente que a teologia bíblica e a teologia sistemática realmente são teologias práticas. Incluindo em sua metodologia a narrativa redenutora revelada da Bíblia, ele desenvolve as implicações práticas da nossa multifacetada salvação em Jesus Cristo e mostra seu impacto para o ministério de uns aos outros. Repleto de exemplos dos muitos anos de ministério, o livro beneficiará a todos que anseiam ajudar outros a viverem com fidelidade a Deus e alegria nEle.
Links na web: Sinopse/editoraSumárioPrefácioIntroduçãoEnglish Study Guide
STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.
Este livro oi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais elas lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. São 17 tópicos abordados pelos autores, entre eles: os transtornos de Personalidade Borderline, Alimentar (Anorexia), Obsessivo-compulsivo, de Estresse Pós-Traumático e ataques de Pânico. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.
Links na web: Sinopse/Editora
Assuntos diversos – Vida cristã
BAKER, Amy. Filhos e divórcio: ajuda quando a vida é interrompida. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 25 p.
Tristeza, depressão, ira, medo, ansiedade. Seus filhos estão lutando com pelo menos algumas dessas emoções após o seu divórcio. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, você também está lutando. De que forma você ajuda seus filhos a lidarem com as mudanças na família enquanto você ainda está se ajustando? À medida que explica as várias reações que você e seus filhos podem estar experimentando em seu divórcio, Amy Baker aplica o evangelho de Jesus Cristo à luta que a família está enfrentando.
Links na web: Sinopse/Amazon
BRIDGES, Jerry. Deus está mesmo no controle: confiando em Deus nas adversidades e angústias da vida. São Paulo: Vida Nova, 2018. 160 p.
Todos os dias podemos enfrentar problemas, provações, tragédias: uma catástrofe natural do outro lado do mundo, um trágico acidente envolvendo um membro da família, ataques terroristas, tempestades que deixam milhares de desabrigados e até mesmo relacionamentos desfeitos. Ao deparar com esses acontecimentos, todos nós buscamos as mesmas respostas: “Por quê? Onde está Deus em tudo isso? Deus está realmente no controle?”. Jerry Bridges ajuda seus leitores a refletir sobre essas questões à luz das Escrituras.
Links na web: Sinopse/Amazon
CHALLIES, Tim. Faça mais e melhor: um guia prático para a produtividade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 118 p.
Conselhos sábios e práticos para a realização de tarefas cotidianas em nosso mundo cada vez mais ocupado e cada vez mais digital. Você aprenderá: os obstáculos comuns à produtividade, o grande propósito da produtividade; três ferramentas essenciais para ser produtivo, o poder de rotinas diárias e semanais, e ainda terá um “bônus” com conselhos para administrar seu e-mail e para organizar melhor sua produtividade. Você pode fazer mais e melhor!
Links na web: Sinopse/AmazonTrechoResenha por Eric Davis (inglês)
FITZPATRICK, Elyse, NEWHEISER, Jim. Entre pais e filhos: lutando com a transição para a vida adulta. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 237 p.
Como a maioria dos pais, você provavelmente pensou que, tão logo chegassem à vida adulta, seus filhos estariam casados e bem-sucedidos, e você estaria desfrutando daquele tempo de paz que sempre sonhou para essa fase da vida. Hoje, porém, você se depara com um cenário bem diferente: seu filho adulto ainda não saiu de casa nem deixou de lhe dar trabalho.
Links na web: Sinopse/AmazonResenha
McCULLEY, Carolyn, SHANK, Nora. Mulher, cristã e bem-sucedida: redefinindo biblicamente o trabalho dentro e fora do lar. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018.     312 p.
Ter uma profissão reconhecida? Cuidar do lar e da família? O trabalho é apenas para mulheres que precisam de renda? A mulher pode ser feminina, piedosa e, ao mesmo tempo, ter aspirações profissionais? Na visão de Deus, o que difere a mãe que fica em casa da mulher que trabalha fora? Neste livro, Carolyn e Nora respondem a essas e muitas outras perguntas que pairam na cabeça de mulheres de diversos contextos e idades. Se você já se perguntou se está vivendo a vida que mais glorifica a Deus, este livro irá ajudá-la a refletir biblicamente sobre a relação entre a mulher e o trabalho.
Links na web: Sinopse/AmazonTrecho
POWLISON, David. Recuperando-se do abuso infantil: cura e esperança para as vítimas. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 24 p.
O abuso infantil é uma experiência terrível que produz marcas profundas e parece ter a palavra final sobre a sua identidade. A infância é a época em que a pessoa é mais vulnerável, e, muitas crianças, ao invés de serem protegidas e ajudadas, sofrem abusos. Neste livro, David Powlison o direcionará para os pequenos passos de crescimento em fé e restauração da identidade em Cristo.
Links na web: Sinopse/Amazon
POWLISON, David. Eu quero morrer: substituindo pensamento suicidas por esperança. São José dos Campo, SP: Fiel, 2018. 24 p.
Você está tendo pensamentos e sentimentos suicidas? Talvez você esteja convencido de que a vida não vale a pena ser vivida. Sua vida parece sem esperança, como um buraco negro sugando todo amor, esperança e alegria. Neste livreto, David Powlison descreve as várias razões pelas quais você pode estar se sentindo sem esperança e explica que Deus não está surpreso com os seus sentimentos. Sua vida é preciosa para Deus. Ele sabe tudo sobre você – até quantos fios de cabelo estão em sua cabeça. Ele quer que você traga seu desespero até ele e clame por ajuda.
Links na web: Sinopse/Amazon;
.
POWLISON, David. Sofrendo com o suicídio: ajuda após o choque. São José dos Campo, SP: Fiel, 2018. 21 p.

Alguém que você conhece ou ama morreu. Você sente o vazio e a tristeza da perda. Isso já é algo extremamente difícil, mas o suicídio acrescenta muitas outras reações dolorosas à tristeza que a morte traz. As reações comuns são sentimentos de raiva, culpa, traição e muitas, muitas perguntas sem resposta. Essa é uma das experiências duras e sombrias da vida, na qual você precisa de ajuda e encorajamento para lembrar-se de que as promessas e a presença de seu Deus e Salvador são reais.
Links na web: Sinopse/Amazon
TRIPP, Paul David. Ajudando o seu filho adotivo: entenda a sua identidade singular. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018. 22 p.
Decidir ser instrumento de Deus por meio da adoção é uma das decisões mais importantes que alguém poderá tomar. Contudo, apesar de toda a sua beleza, a adoção também possui desafios significativos. Entender o seu filho adotivo a partir da perspectiva de Deus permitirá que você enfrente esses desafios pela fé e com esperança. Este livro o ajudará a pensar biblicamente a respeito da escolha que fez e lhe dará direção sobre como ajudar o seu filho adotivo.
Links na web: Sinopse/Amazon