Série Amizade #3: A amizade requer profundidade intencional

Joshua Greiner

O vídeo humorístico Shallow Small Group[1] tipifica o problema de muitas amizades, retratando um grupo que busca ser intencionalmente superficial nos relacionamentos. Os participantes fazem a escolha de NÃO lidar com problemas, NÃO investir na vida uns dos outros, NÃO estudar a Palavra de Deus, NÃO evangelizar, e assim por diante. O objetivo do grupo é simplesmente promover um encontro para se divertirem uma vez por semana, em lugar de participar profundamente um da vida do outro. Obviamente, essa é uma paródia do que os grupos pequenos NÃO deveriam ser, mas é uma repreensão contundente daquilo que muitos de nós cultivamos em nosso próprio círculo de amigos: a superficialidade. O vídeo termina com o apresentador resumindo a mensagem nos seguintes termos: “Quando as águas ficam muito profundas, as pessoas se afogam”.

Neste post, o ingrediente da amizade que está em foco é a profundidade intencional que você deve ter com um amigo para que o relacionamento seja significativo. No post anterior, falamos sobre garantir que você mantenha com seus amigos uma certa “quantidade” de tempo que permita o crescimento da amizade, ou seja, tenha comunhão com eles. Agora veremos a necessidade de tempo de boa “qualidade”. Sem esse ingrediente essencial, o relacionamento não irá além da superficialidade.

Aprofundar-se requer intencionalidade
Em poucas palavras, não há como aprofundar sua amizade com alguém se você não fizer isso de propósito. Ficar sempre à espera de que apareça o “momento certo” é como esperar que o dinheiro caia em seu colo – isso não acontece. Se você está procurando construir uma amizade profunda, é preciso pensar, planejar e trabalhar para que isso aconteça. Você também precisa pensar cuidadosamente sobre como usar seu tempo quando estiver junto com seus amigos. Vocês irão falar apenas sobre esportes e notícias, ou também sobre o que está acontecendo em sua vida e como podem ajudar um ao outros a crescer para serem mais parecidos com Cristo? Construir e fortalecer esse tipo de relacionamento exige esforço intencional.

Aprofundar-se requer confiança
A amizade requer não só intencionalidade, mas também confiança um no outro. Quando você busca construir um relacionamento pessoal profundo com alguém, você precisa expor para a outra pessoa quem você é. Desde o Jardim do Éden, o homem procura encobrir e esconder sua vergonha. Para construir um relacionamento significativo, de forma que ocorra verdadeira comunhão, você precisa remover as camadas de proteção que todos nós colocamos.

Não há dúvida, porém, de que durante a construção de um relacionamento – seja com seu cônjuge, seja com um amigo – a outra pessoa irá magoá-lo e sua confiança será violada. C.S. Lewis expressa isso muito bem: “Se não quiser ser machucado, não dê o seu coração a ninguém, nem mesmo a um animal”. Entretanto, prosseguindo em sua observação, ele nos lembra que quando não entregamos nosso coração a ninguém, ele definha. A confiança é necessária, mas o perdão também. Seus amigos íntimos irão machucá-lo, e não há como contornar isso. Quando eles o fizerem, você precisará praticar o perdão bíblico.

Aprofundar-se requer ser o primeiro a ir
A maioria de nós está sempre fazendo cálculos quando se trata de relacionamentos interpessoais. Calculamos o tempo todo, intencionalmente ou não, se alguém poderia nos machucar. Não queremos ter um relacionamento que seja só unilateral e também não queremos estar no lugar daquele que se expõe apenas para que o outro o machuque aproveitando-se da informação que lhe foi confiada. Estamos presos em um jogo interminável no qual alguém tem que dar o primeiro passo. Se você deseja ter uma amizade profunda e significativa com alguém, você tem que se comprometer a ser aquele que dá o primeiro passo sem esperar que a outra pessoa o faça. A aplicação desse princípio pode variar entre você ser o primeiro a pedir perdão quando necessário, ser o primeiro a expor uma de suas lutas pessoais ou mesmo ser o primeiro a servir o outro de alguma forma. Todos nós somos culpados de querer que a outra pessoa “vá adiante e vá mais longe”, mas Cristo nos deixou Seu exemplo – Ele nos amou e ama primeiro! Como seguidores de Cristo, precisamos tomar iniciativas para criar e promover relacionamentos que glorificam a Deus.

Aplicação
Esta semana, considere quais etapas você precisa percorrer para ser um amigo que busca investir intencionalmente em tempo de qualidade com alguém. Abandone seu desejo de estar seguro e disponha-se a ir ao encontro da outra pessoa. Seja aquele que “vai adiante e vai mais longe” nos diversoas aspectos do relacionamento. Nossos relacionamentos serão melhores se todos nós procurarmos expressar honra e amor uns para com os outros (Rm 12.10). Pergunte a si mesmo: O que eu preciso fazer para que essa amizade não seja superficial?

Não sejamos como o grupo retratado no vídeo de paródia mencionado acima. Em vez disso, que possamos nos esforçar para ser o modelo de amigo que Cristo nos deu.


[1] NdT: O vídeo pode ser encontrado em vários canais do Youtube.


Os posts da série
Série Amizade #1: Os ingredientes essenciais para a amizade
Série Amizade #2: A amizade requer comunhão frequente
Série Amizade #3: A amizade requer profundidade intencional
Série Amizade #4: A amizade requer afeto genuíno
Série Amizade #5: A amizade requer esforço mutuo
Série Amizade #6: A amizade requer cuidado espontâneo
Série Amizade #7: A amizade requer serviço sacrificial
Série Amizade #8: A amizade requer incentivo ao crescimento
Série Amizade #9: A amizade requer vulnerabilidade e transparência


Joshua M. Greiner  faz parte da equipe de Faith desde 2010. Ele se formou na Purdue University, onde completou o curso de bacharel em Ciência Política. Em seguida, completou o mestrado em divindade no Faith Bible Seminary e o mestrado em teologia com ênfase em aconselhamento bíblico  no The Southern Baptist Theological Seminary (SBTS). Atualmente cursa o doutorado em aconselhamento bíblico também no  SBTS. Ele serve como pastor de ministérios em Faith West.



Original: Friendship Series #3: Friendships Require Purposeful Intimacy
Publicado em Counseling with Confidence and Compassion – Faith Biblical Counseling
Tradução: Carla Silva
Revisão e adaptação: Conexão Conselho Bíblico