DEPRESSÃO DESÂNIMO ESTRESSE E BURNOUT SUICÍDIO TRANSTORNO BIPOLAR


● Depressão e desânimo: princípios bíblicos e aplicações gerais

Repensando a depressão: Nem doença, nem pecado por [Daniel R. Berger II]

BERGER, Daniel. Repensando a depressão. Brasília: SEBI, 2019.

Links: E-book

Dr. Berger revela as várias máscaras da narrativa cultural da depressão. O construto atual da depressão é desafiado não apenas por perguntas, por respostas para esclarecer, em meio à ambiguidade, que tem sido tão predominante em nosso atual pensamento cristão. Utilizando respeitados autores seculares, ele deixa claro que as filosofias concorrentes têm sido muito respeitadas por muito tempo, e que devemos recuperar uma visão bíblica das experiências humanas muito reais de pesar, tristeza e profundo desespero.

HODGES, Charles Jr. Depressão e transtorno bipolar: ajuda e esperança para o enfrentamento eficaz. Eusébio, CE: Peregrino, 2015. 192 p.

Links: AmazonResenha

Depressão e transtorno bipolar são dois dos diagnósticos mais comuns na medicina atual. Depressão e transtorno bipolar examina esses diagnósticos e esclarece como lidar biblicamente com eles.

MACK, Wayne. Caído, mas não derrotado: lidando biblicamente com o desânimo, o abatimento e o esgotamento. São Paulo: Nutra, 2016. 248 p.

Links na web: Amazon

Diante de realidades muito difíceis, não poucos estão vivendo vidas cristãs abatidas, desanimadas e cheias de ansiedade. São irmãos e irmãs, de todos os níveis e de todas as idades, que se sentem esgotados com as pressões circunstanciais e algumas autoimpostas. Mesmo havendo muitas propostas seculares para lidar com pessoas abatidas, desanimadas, esgotadas e ansiosas, o autor não somente lê como interpreta cada problema com a Palavra de Deus, visando oferecer esperança e as alternativas bíblicas para lidar com cada uma delas.

MACK, Wayne. Prostrado: uma abordagem bíblica da depressão e da solidão. São Paulo: Nutra, 2020. 208 p.

Links: Amazon

Uma vez que a depressão é tão comum, é importante que todo crente saiba como lidar com ela da forma que Deus pretende. É fundamental entendermos qual é a solução de Deus para esse problema, seja para o nosso próprio benefício ou para o bem de outras pessoas, a fim de podermos ajudá-las. Para fazer isso, o autor começará o estudo pesquisando qual é a perspectiva de Deus – conforme foi revelada a nós nas Escrituras – sobre o que é a depressão e como se desenvolve.

PIPER, John. Lutando contra a incredulidade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.  176 p.

  • Capítulo 7: Abatimento

Links para o livro: Amazon, E-book

Somente o poder superior das promessas de Deus no evangelho pode livrar nossos corações da servidão às promessas rasas e prazeres transitórios do pecado. Neste livro, o pastor John Piper fornece um guia bíblico de como encontrar alegria e vitória do evangelho e, assim, enfrentar as lutas contra o pecado que nos conduz à incredulidade, como a ansiedade, o orgulho, a vergonha imprópria, a impaciência, a cobiça, a amargura, o abatimento e a lascívia.

Quando a escuridão não passa: Vivendo com esperança em Deus em meio à depressão por [John Piper]

PIPER, John. Quando a escuridão não passa: vivendo com esperança em Deus em meio à depressão. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019. 80 p.

Links: Amazon E-Book

Até mesmo o cristão mais fiel e dedicado pode passar por períodos de depressão e escuridão espiritual, momentos em que a alegria parece inalcançável. Isso pode acontecer por diversas razões: pecado, ataque satânico, circunstâncias estressantes, doenças ou outras causas físicas. Em Quando a escuridão não passa, o objetivo de John Piper é trazer consolo e orientação para aqueles que estão enfrentando escuridão espiritual. Ao longo destas páginas, o leitor compreenderá o aspecto físico da depressão, o significado de “esperar no Senhor” em períodos de trevas, como os pecados não confessados podem obstruir nossa alegria e como ajudar aqueles dos quais a alegria parece distante.

SOMERVILLE, Robert. Se sou cristão, por que estou deprimido? Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 224 p.

Links: Amazon

Ao longo da história, homens e mulheres de Deus, eles Lutero e Charles Spurgeon, sofreram na escuridão da depressão. Mas a Palavra de Deus promete a vitória no final, aparentemente inalcançável, e uma nova força forjada a partir da adversidade e da dor. Uma nova luz vem após a escuridão do desespero. Ouça alguém que passou pelo vale e encontrou respostas em Deus.

TRAHAN, Carol. Estou deprimido. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Links: Editora

Um pequeno livro que ajuda pessoas que estão passando por depressão. Pensamentos perturbadores inundam minha mente. Eu me deito na cama sozinha, suplicando a Deus em favor dos meus três filhos. As lágrimas escorrem enquanto me pergunto por que o Senhor parece tão distante e por que minhas orações permanecem sem resposta. Permitirei que esses sentimentos me destruam?

WELCH, Edward. Depressão: a tenebrosa noite da alma. São Paulo: Cultura Cristã, 2012. 208 p.

Links: Amazon

As perguntas do tipo “por quê?” dizem a respeito de Deus. Se as ignorarmos a fim de focalizar as perguntas do tipo “como”, talvez até encontremos um atalho para um alívio mental temporário, mas o coração continuará faminto de respostas. Procure descobrir neste livro uma parceria entre “por quê” e “como”.

WELCH, Edward. Esperança para o deprimido: para além de uma teologia de autoajuda. São José dos Campos, SP: Fiel, 2022. 30 p.

Links: E-book

A depressão torna muitas coisas difíceis. Coisas que você dava por certo: uma boa noite de sono, ter objetivos, responder ao amor de alguém, olhar para o futuro. Existe alguma esperança ou ajuda para aqueles que estão lutando contra a depressão? Edward T. Welch descreve o mundo da pessoa deprimida e oferece uma perspectiva bíblica sobre as causas da depressão. Em seguida, ele mostra pequenos passos práticos que ensinarão o leitor a clamar a Deus e a depender dele em meio às lutas.

WELCH, Edward. A culpa é do cérebro? : distinguindo desequilíbrios químicos, distúrbios cerebrais e desobediência. Eusébio, CE: Peregrino, 2019, 272 p.

  • Capítulo 7: Depressão

Links: Livro impresso

As pesquisas sugerem que mais e mais comportamentos são causados pela função ou disfunção cerebral. Mas é sempre legítimo culpar o cérebro pelo mau comportamento? Como posso saber se o “meu cérebro me faz fazer isso”? Edward Welch apresenta um conjunto de medidas práticas adaptáveis a uma série de condições, hábitos ou vícios.

● Estresse e burnout

Superestressadas: paz para mulheres sob pressão (Série Aconselhamento Livro 36) por [Joni Eareckson Tada, Renata do Espírito Santo, Antonivan Pereira]

TADA, Joni Eareckson. Superestressadas: paz para mulheres sob pressão. São José dos Campos (SP), 2020. 23 p.

Links: Amazon

Parece que sua lista de tarefas só faz aumentar cada vez mais? Você tenta desacelerar, mas se vê lutando apenas para tentar equilibrar essas tarefas? O estresse é parte inevitável da vida, mas muitas vezes parece que você tem mais do que seu quinhão. Você não pode continuar nesse ritmo para sempre, mas parece que não há uma saída. Com compreensão e compaixão, Joni Eareckson Tada ajuda você a começar a desacelerar e categorizar suas fontes de estresse.

● Suicídio

BERGER, Daniel. Ideação suicida. Brasília: SEBI, 2021. 164 p.

Links: Impresso

Com uma visão e clareza maravilhosas, Daniel Berger explora o difícil e crescente problema do suicídio. Ele primeiro apresenta as tentativas seculares malsucedidas de compreender e resolver o problema, e então, tendo feito isso, ele descreve as perspectivas bíblicas sobre as causas do suicídio e o método bíblico de prevenir e resolver o problema.

Eu quero morrer: substituindo pensamento suicidas por esperança (Série Aconselhamento Livro 17) por [David Powlison, Renata do Espírito Santo, D&D Traduções]

POWLISON, David. Eu quero morrer: substituindo pensamento suicidas por esperança. São José dos Campo, SP: Fiel, 2018. 24 p.

Links: Amazon

Você está tendo pensamentos e sentimentos suicidas? Talvez você esteja convencido de que a vida não vale a pena ser vivida. Sua vida parece sem esperança, como um buraco negro sugando todo amor, esperança e alegria. Neste livreto, David Powlison descreve as várias razões pelas quais você pode estar se sentindo sem esperança e explica que Deus não está surpreso com os seus sentimentos. Sua vida é preciosa para Deus. Ele sabe tudo sobre você – até quantos fios de cabelo estão em sua cabeça. Ele quer que você traga seu desespero até ele e clame por ajuda.

POWLISON, David. Sofrendo com o suicídio: ajuda após o choque. São José dos Campo, SP: Fiel, 2018. 21 p.

Links: Editora

Alguém que você conhece ou ama morreu. Você sente o vazio e a tristeza da perda. Isso já é algo extremamente difícil, mas o suicídio acrescenta muitas outras reações dolorosas à tristeza que a morte traz. As reações comuns são sentimentos de raiva, culpa, traição e muitas, muitas perguntas sem resposta. Essa é uma das experiências duras e sombrias da vida, na qual você precisa de ajuda e encorajamento para lembrar-se de que as promessas e a presença de seu Deus e Salvador são reais.

RAY, Bruce. Meu amigo é suicida. Eusébio, CE: Peregrino, 2019. 57 p.

Um pequeno livro que ajuda pessoas que estão experimentando emoções suicidas, ou para aqueles que oferecem conselhos a essas pessoas.

Links: Editora

● Transtorno bipolar

Transtorno bipolar: ajuda e compreensão para mudanças extremas de humor (Série Aconselhamento Livro 21) por [Edward T. Welch, Tiago J. Santos Filho, Antonivan Pereira]

WELCH. Edward. Transtorno bipolar: ajuda e compreensão para mudanças extremas de humor. São José dos Campos, SP: Fiel, 2019.

Links: Amazon

Todo mundo se sente melhor em alguns dias e pior em outros, mas algumas pessoas lutam com mudanças extremas de humor. Esses tipos de mudanças de humor passaram a ser conhecidos como mania, transtorno maníaco-depressivo ou transtorno bipolar. O transtorno bipolar é confuso e difícil tanto para aqueles que lutam com a doença quanto para os que se importam com os que lutam.


PARA O CONSELHEIRO

FITZPARTRICK, Elyse (org). Mulheres aconselhando mulheres. São Paulo: Nutra, 2013.

  • Capítulo 9: O difícil caminho da depressão

Links para o livro: AmazonResenha

Planejado para uso próprio e como guia para o aconselhamento de outras pessoas, este livro oferece respostas que encorajarão e resistirão ao tempo porque a Palavra de Deus é atemporal e repleta de auxílio prático para os problemas que as mulheres enfrentam.

SCOTT, Stuart (edit), LAMBERT, Heath (edit). Aconselhando os casos difíceis. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 304 p.

  • Capítulo 7: Tony e o transtorno bipolar

Links para o livro: Amazon

Stuart Scott e Heath Lambert usam histórias reais de pacientes reais com o intuito de demonstrar como as verdades da Palavra de Deus podem ser liberadas para trazer ajuda, esperança e cura às vidas daqueles que lutam contra os diagnósticos psiquiátricos mais difíceis.

STREET, John, STREET, Janie. Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático. São Paulo: Nutra, 2018. 376 p.

  • Capítulo 7: Depressão

Links para o livro: Amazon

Este livro foi planejado para tratar de questões presentes na vida das mulheres – problemas com os quais lutam – por uma perspectiva bíblica, permeada pelas Escrituras, e, portanto, recheada com a sabedoria de Deus. De leitura fácil, o livro será muito útil não só para as mulheres, mas para os pastores, líderes e conselheiros que estão engajados na tarefa de aconselhar biblicamente.

8561867213

STREET, John (coord.). Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam. São Paulo: Nutra, 2014. 568 p.

  • Capítulo 6: Os homens e a depressão

Links para o livro: Amazon

Este livro visa lidar com os muitos dilemas da vida de um homem, não pela perspectiva corrompida e distorcida do nosso tempo, que não define nem distingue mais as características masculinas, e sim pela perspectiva da imutável, santa, incorruptível e perfeita Palavra de Deus. São conselhos que visam tornar o homem mais piedoso, mais consciente de sua própria pecaminosidade bem como da grandeza e santidade de Deus.